Confira 6 dicas de como alinhar o time e garantir que os melhores resultados sejam alcançados.
Definir metas que fazem sentido e manter o alinhamento do time é um desafio diário para todos os gestores.
Isso porque, na busca por resultados, todos os membros do time desempenham um papel fundamental. E quando uma pessoa não vai bem, os resultados são afetados.
Por isso, saber como manter o sentimento de “ninguém solta a mão de ninguém” é essencial. Mas, na prática, como construir estratégias que permitam essa cultura de foco na produtividade?
A seguir, vamos apresentar algumas estratégias que podem te ajudar!
6 dicas para alinhar o time na busca por resultados
Quando uma equipe não está cumprindo as metas e não apresenta o engajamento necessário, alguns problemas podem estar acontecendo:
- Seus colaboradores não sabem o que fazer;
- Eles não sabem o como fazer;
- Eles não querem fazer.
Para o último ponto existem poucas soluções a serem trabalhadas.
Afinal, quando um colaborador sabe o que fazer e o como fazer, mas não tem a vontade de alcançar o objetivo, isso significa que ele não percebe o sentido em estar no time. Assim, o desligamento pode ser o melhor caminho.
Mas para os dois primeiros pontos, existem diversos caminhos que podem ser explorados, e todos eles passam por um mesmo ponto: trabalhar a transparência e clareza no objetivo a ser atingido.
E para isso, alguns passos podem ser seguidos. Confira!
Ofereça sentido
Afinal, por que estamos insistindo nesta meta? Ela está aí para o quê? E em que ela contribui com o nosso trabalho, ou os resultados da empresa?
Estes são questionamentos bem simples, mas que todos já fizemos quando uma meta nos é proposta. E acredite, responder a cada uma destas perguntas é o primeiro passo para garantir que os objetivos serão alcançados.
E a lógica é bem simples. Cada pessoa é movida por interesses, necessidades e objetivos próprios. Assim, quando uma meta é proposta, mas o seu objetivo não é esclarecido, ela não significa nada para o colaborador, gerando problemas como:
- Falta de engajamento;
- Desinteresse;
- Queda na produtividade.
Ao oferecer um sentido, você desperta interesse. E ele será o combustível para manter a equipe alinhada e produtiva.
Esclareça o papel de cada membro
O próximo ponto é oferecer para os seus colaboradores a resposta para esta pergunta: qual o meu papel na equipe?
E não adianta oferecer respostas genéricas como “você é uma peça fundamental” ou “a sua participação é essencial”. Quanto menos objetiva for a sua resposta, menos objetivos serão os resultados dos colaboradores.
Oferecer um sentido para a sua equipe vai além de trabalhar os aspectos emocionais que conectam um time, mas passa especialmente pelas descrições técnicas do que cada pessoa precisa fazer.
Assim, a utilização de uma descrição de cargo e a realização do mapeamento de processos é um ponto de partida para trabalhar essa estratégia.
Dessa forma, ao desenhar estes processos, você deve fazer com que o seu colaborador entenda a resposta para algumas perguntas:
- Qual a minha missão na empresa?
- Quais são os meus entregáveis?
- Qual eu não desempenho o meu papel, quem e o que é afetado?
Mostre o “como”
Depois de esclarecer o papel do colaborador, é preciso mostrar como ele deve desempenhar as suas responsabilidades.
Este é um dos pontos em que os gestores mais “pecam” ao gerenciar um time. Isso porque, como explicamos acima, um dos motivos que levam uma equipe a não cumprir as metas é o não saber como fazer. Em outras palavras, não ter as habilidades técnicas.
E sim, garantir a plena capacitação da equipe também faz parte da missão de um gestor.
Por isso, a realização de ciclos de avaliação de desempenho e a construção de planos de desenvolvimento individuais é essencial para assegurar a competência dos seus colaboradores.
Alinhe expectativas
Por mais que o cenário esteja claro para você, isso não significa que as pessoas o percebem da mesma forma. Por isso, o alinhamento de expectativas é tão importante para garantir os melhores resultados.
Um grande erro dos gestores é deduzir que a equipe sabe algo, ou que a situação é bastante óbvia.
Mesmo que seja simples para você, o óbvio também precisa ser dito. E este esforço é um dos responsáveis por garantir que o time trabalhe em sintonia.
Assim, se for preciso, fale inúmeras vezes o que, como e porque deve ser feito, até que a mensagem tenha ficado clara o bastante.
Defina, em equipe, as métricas de acompanhamento
Por fim, contar com o apoio do time na definição das métricas de acompanhamento é um diferencial pouco explorado, mas que oferece grandes mudanças.
Isso porque, quando a equipe percebe que pode participar ativamente das decisões, o seu empenho tende a aumentar.
Assim, mesmo que você ofereça as opções, conte com o apoio do time para que a decisão final seja tomada.
Por exemplo, se o objetivo é medir a produtividade por meio de um timesheet, ofereça os melhores formatos e permita que os colaboradores também avaliem os prós e contras de cada modelo.
Do mesmo modo, ao definir as metas, permita que seus colaboradores avaliem quais objetivos são mais ou menos alcançáveis, considerando os pontos fortes e desafios diários do time.
Acompanhamento diário ajuda a manter o foco
Atenção: manter um acompanhamento próximo não significa microgerenciar a equipe.
Aqui você deve trabalhar a proximidade com as atividades do time e a evolução dos projetos, permitindo que seus liderados encontrem um canal aberto para suportes e orientações.
Além disso, acompanhando diariamente o andamento das atividades, é possível agir de forma mais rápida em possíveis problemas.
Usar uma ferramenta de gestão de projetos pode te ajudar nisso. Mapear a produtividade no Asana, Trello, ou qualquer outra plataforma, facilita o dia a dia e organiza as tarefas, otimizando os resultados do time.
Como você percebeu, o alinhamento do time passa por diversos pontos que podem e devem ser compartilhados para que a melhor decisão seja tomada. Assim, se você deseja manter a equipe alinhada, permita que seus colaboradores também participem da busca por uma solução.