7 Tipos de trança e como fazê-las para deixar o penteado mais bonito

Os diferentes tipos de trança são capazes de trazer estilo e individualidade para qualquer mulher. Afinal, elas são capazes de dar um glamour a mais no penteado e até mesmo valorizar o rosto.

E o melhor: quem procura por kits para tratamento capilar com desconto pode aproveitá-los para manter o cabelo sedoso para investir em tranças incríveis. Por isso, acompanhe nosso conteúdo e conheça mais sobre os mais populares tipos de trança. Boa leitura!

Afinal, como surgiram as tranças?

As tranças são um penteado milenar que surgiu há cerca de 5.000 anos na cultura africana, mais especificamente na região da Namíbia. Naquele contexto, elas eram usadas como um meio de comunicação entre as tribos, para transmitir mensagens e identificar a idade, status social, afiliação, posição na sociedade e clã de uma pessoa.

Contudo,nas diversas tribos africanas, os modelos de tranças eram exclusivos e definiam a identidade de quem as usava. E também informavam de qual tribo a pessoa pertencia, sua faixa etária, poder de riqueza, estado civil, religião e outras classificações sociais. Ou seja, trançar era uma arte social, um momento de encontro e interação devido ao tempo que levava para fazer um penteado trançado.

Evolução das tranças

Durante a era da escravidão nas Américas, as tranças femininas foram frequentemente usadas pelos escravos africanos como um meio de preservar sua cultura e identidade. Eles continuaram a usar tranças para se conectar com suas raízes africanas, apesar da pressão para adotar estilos de cabelo lisos.

Atualmente, muito além da cultura africana, o uso de diferentes tipos de trança beneficiam os mais diversos cabelos. Ou seja, se tornaram parte da beleza feminina de modo amplo.

Mas atente-se que as tranças exigem cuidados especiais para manter a saúde dos cabelos, como limpeza, hidratação e evitar deixá-las por muito tempo.

Tipos de tranças estilosas para você mesma fazer

Aqui estão 7 tipos de tranças diferentes, com explicações passo a passo sobre como fazer cada uma delas.

Tipos de trança

1. Trança lateral

Primeiramente, temos entre os tipos de tranças a lateral, que é uma das mais simples e comuns. Afinal, ela envolve separar a franja em mechas e fazer uma trança embutida simples, sempre levando o penteado para trás.

Passo a Passo

  • Escolha o lado que deseja fazer sua trança e defina uma linha reta com a ajuda de um pente de cabo fino e separe a sua franja em 3 mechas;
  • Em seguida, faça uma trança embutida simples, sempre levando o penteado para trás. Após isso, adicione mais mechas da franja nas partes laterais do trançado até que não haja mais o que trançar;
  • Feito isso, continue fazendo uma trança clássica apenas em uma parte próxima da franja, deixando o resto dos seus fios soltos;
  • Por fim, quando estiver próximo às pontas do seu cabelo, use um elástico para prender o penteado. E se quiser, esconda o acabamento da trança atrás da orelha.

2. Trança unicórnio

A trança unicórnio é um tipo de trança que valoriza a parte da frente dos fios, uma vez que envolve fazer uma trança embutida simples e adicionar mais mechas da franja nas partes laterais do trançado. Para fazê-lo, o ideal é:

  • Primeiro, escolha o lado que deseja fazer sua trança e defina uma linha reta com a ajuda de um pente de cabo fino e separe a sua franja em 3 mechas;
  • Comece fazendo uma trança embutida simples e coloque o penteado para trás. Depois, adicione mais mechas da franja nas partes laterais do trançado até que não haja mais o que trançar;
  • Feito isso, continue fazendo uma trança clássica apenas em uma parte próxima da franja, deixando o resto dos seus fios soltos;
  • Por fim, na proximidade das pontas do cabelo, prenda o penteado como preferir.

3.  Tipos de trança: Espinha de peixe

 A espinha de peixe é um dos tipos de trança menos óbvio para variar no dia a dia. Por isso, ela envolve começar com um rabo de cavalo baixo e separar duas mechas de uma mesma quantidade de cabelo.

Na prática, quem deseja fazê-la deve começar fazendo um rabo de cavalo baixo;

  • Em seguida, separe duas mechas de uma mesma quantidade de cabelo. Do lado mais à direita da mecha da esquerda, separe uma mecha pequena e passe por baixo, juntando-a à mecha da esquerda;
  • Por fim, repita o processo até que não haja mais o que trançar e use um elástico para prender o penteado.

4. Trança torcida

A trança torcida é um tipo de trança que envolve torcer os fios em volta de si mesma. Fazê-la se inicia com um rabo de cavalo baixo e a separação de uma mecha de cabelo que se torce em volta de si mesma. Em seguida, continue fazendo essa técnica até que não haja mais o que trançar e finalize com uma presilha ou elástico.

5. Trança boxeadora

A trança boxeadora é um tipo de trança que envolve fazer duas tranças, uma em cada lateral da cabeça. Então inicie com um rabo de cavalo baixo, separe uma mecha de cabelo e faça uma trança embutida simples.

Por fim, repita o processo na outra lateral da cabeça e também utilize um elástico para prender o penteado.

6. Trança embutida

Em resumo, a trança embutida é um dos tipos de trança que envolvem fazer uma trança dentro de outra. Mesmo sendo mais complexa, é possível optar por ela da seguinte forma:

  • Comece fazendo um rabo de cavalo baixo;
  • Separe uma mecha de cabelo e faça uma trança embutida simples;
  • Continue fazendo essa técnica até que não haja mais o que trançar;
  • Por último, basta utilizar um elástico para prender o penteado.

7. Trança clássica

A trança clássica é um tipo de trança que envolve fazer uma trança simples em uma parte da franja. Veja como fazê-la.

Passo a passo

  • Escolha o lado que deseja fazer sua trança e defina uma linha reta com a ajuda de um pente de cabo fino;
  • Separe a sua franja em 3 mechas;
  • Comece fazendo uma trança embutida simples, sempre levando o penteado para trás;
  • Continue fazendo essa técnica até que não haja mais o que trançar;
  • Por fim, use um elástico para prender o penteado.

Essas são apenas algumas das muitas opções de tranças que você pode fazer. Lembre-se de que a chave para uma trança bem feita é a paciência e a atenção aos detalhes.

Crédito img: https://www.freepik.com/free-ai-image/young-person-portrait-photorealistic-style-with-braids_208601864.htm

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *